O-que-é-que-faz-um-Coach

Quais as etapas do processo de coaching?

Definir metas e planejar os caminhos a seguir faz parte do processo de coaching, mas só funciona se VOCÊ estiver disposto.

É possível observar o crescimento do mercado de coaching no Brasil. Mas ao contrário do que algumas pessoas acham, isso não é uma moda passageira.

A geração dos coaches veio para ficar. E provam da sua essência e do seu valor através de cada conquista, cada meta e objetivo alcançados pelos seus inúmeros clientes.

Apesar de tantas propagandas e informações espalhadas pela internet, você sabe quais são os processos que o coach utiliza para ajudar seus clientes a aumentar suas performances e ter uma evolução consciente?

O-que-é-que-faz-um-Coach

Esse artigo veio para esclarecer pontos importantes, mas o primeiro passo é deixar claro é que não existem mágicas. Essas fórmulas milagrosas que muitos divulgam pela internet, não condizem com o trabalho sério de um coach. Não acreditem em fórmulas prontas. O sucesso é diferente para cada pessoa, e as grandes conquistas acontecem através de pequenas metas, ou seja, um passo de cada vez, juntamente com um profissional para nos dar um norte.

Esse profissional é o coach. E cada um utiliza um método diferente de trabalho, mas o objetivo de todos é fazer com que seu cliente alcance as metas que ele próprio colocou na sua vida, sejam elas profissionais ou pessoais.

O coach trabalha para que as pessoas voltem seus olhares e sua atenção para si mesmas. Ajuda a sair do tal “piloto automático” que é tão comum no mundo em que vivemos. Esse piloto automático, chamamos de zona de conforto.

Se está bom, não há nenhuma melhora. Se está ruim, não conseguimos sair do lugar. Esse é um assunto muito legal e extenso, e por isso vamos tratar dele com mais profundidade em um outro artigo, ok!?

Muitas pessoas que me procuram já estão cientes que precisam fazer algum movimento em suas vidas para que uma mudança aconteça. A mudança pode ser tanto por motivos profissionais quanto pessoais, ou até mesmo os dois. O importante é conseguir atingir as metas estabelecidas através do seu potencial máximo.

Outro ponto importante é que você pode ter o objetivo que quiser, mesmo que sinta que ele é inalcançável. Lembra que falamos sobre o passo-a-passo? Não existe mágica.

Personal development (personal growth), success, progress and potential concepts. Male coach (human resources officer, supervisor) draw stairs to help employee with his growth.

É necessário trabalhar com muito planejamento, traçando pequenas metas reais e possíveis, e determinar prazos. Para que a cada meta alcançada, você se sinta mais perto do seu objetivo e tenha o gosto das pequenas conquistas.

Você nunca se sentirá sozinho nesse caminho. É necessário manter encontros frequentes com os clientes, podendo ser semanais, quinzenais e até mensais. O mais importante é que você sinta que está no caminho certo para o seu objetivo.

E que se sentir vontade de desistir, seu coach estará ao seu lado para dar todo o suporte necessário.

Por essas e muitas outras razões é que o coaching é uma excelente alternativa para quem busca a evolução consciente, o aprimoramento de suas habilidades individuais e o aumento de sua performance.

start-comece-jornada-inspiração-evolução

Comece!

start-comece-jornada-inspiração-evolução

O passo mais importante já foi dado.

Sei que você já está numa jornada de descobertas e já tem muita história pra contar.

Sei também que a vezes dá um medo absurdo do desconhecido e muitas vezes nos sentimos desmotivados pra seguir o caminho.

Mas sério, não precisa ter medo.

Um passo de cada vez. Aos poucos.

Aproveite a brisa no rosto. Aproveite a paisagem.

Esteja presente. Mantenha sua curiosidade ativa.

Busque.

Comece!

 

A relação entre desapego e pão francês

Desapego-pao-frances

Já sabemos o quão difícil é o desapego.

Sabemos o que é, sabemos como fazer… Apenas não fazemos.

E entre “saber fazer” e “fazer de fato” há um gigante abismo.

Porém, em uma sessão de mentoria na última semana minha percepção sobre o desapego mudou drasticamente.

Descobri que se transformarmos nossos problemas em um pão francês, tudo fica muito mais simples de entender.

Para explicar de forma mais clara, vou voltar um pouco na história para (tentar) melhorar o entendimento.

Todo o sofrimento que temos na vida provém do apego (que pode ser desejo ou aversão) que temos pelas coisas. Para nos livrarmos do sofrimento, portanto, temos que nos livrar do apego – desapegar. Assim, poderemos encontrar a verdadeira felicidade.

Só que nem tudo é fácil desse jeito.

Quem está apegado muitas vezes nem sabe que está apegado. É como ter nascido e crescido no mesmo lugar e não conhecer nada além das fronteiras conhecidas. Continuar pensando da mesma forma é estar numa fronteira conhecida, é estar numa zona de conforto. E como sair dessa zona?

Basta escolher ver diferente.

A situação vai continuar a mesma. As pessoas envolvidas irão continuar as mesmas. Tudo vai continuar igual.

Menos você.

Porque você escolheu ver a mesma coisa de outro ângulo. Você escolheu mudar sua perspectiva.

E quando você sai dessa zona, um novo horizonte se abre. As coisas que antes impediam você de seguir em frente com fluidez (porque você estava apegado, lembra?) agora só atrapalham.

E é nesse momento que a limpeza começa. Aí que o processo de desapego se inicia. Chega a hora de limpar o que atrapalha e é aí que entra a metáfora: transformar nossos problemas em um pão francês.

Imagine que todas as coisas que te atrapalham na vida tomaram a forma de um pão francês. O pão já está velho. Mas é difícil jogar um pão inteiro fora, não é mesmo? Afinal, ainda é um alimento.

Você talvez possa pensar “Será que não posso comer esse pão? Usar pra fazer um sanduiche? Será que posso fazer torradas com ele?”. Ficamos imaginando um novo uso para aquele pão.

Analogamente na vida, é comum perguntarmos coisas como “Será que posso me desapegar desse problema agora? E essa pessoa, será que devo tentar mais uma vez com ela? E sobre essa ansiedade, estou pronta para me livrar dela?”

Percebe a força do apego?

Agora imagine que você começa a esfarelar o pão. Ele vai virar migalhas. Inúmeras migalhas menores. E é muito mais fácil de jogar migalhas fora, não é mesmo? Você não fica com preocupações do tipo “Nossa, tenho que remontar essas migalhas para virar um pão novamente”.

Migalha não é pão, é parte dele. Você não é o problema, o problema não é você. O problema é parte de você, e existe a possibilidade de transformá-lo em migalha para simplificar sua resolução. É mais fácil resolver uma migalha do que um pão inteiro.

E como transformar um pão em migalhas?

Esfarele! Transforme seu problemão em problemas menores. E vá esfarelando, esfarelando, até que as migalhas tornem-se tão pequenas, tão pequenas… Que elas não significarão mais nada.

É infinitamente mais fácil desapegar-se de “nada”, do que de um pão inteiro. :)

Algumas das formas práticas de reduzir seus problemas a quase nada é perguntar a você mesmo:

  • O que tem por trás disso?
  • O que acontece depois? E depois? E depois?…
  • Se eu mudar algo diferente vai acontecer. E daí? Outra coisa diferente vai acontecer. E daí?…

Vai chegar uma hora que a resposta a essas perguntas naturalmente perderá significância ou importância. Você questionará, por sua própria experiência, se é interessante continuar investindo tanta energia em uma migalha tão pequenina.

Acredite: pode até não ser fácil, mas pode ser simples.

Lembre-se do processo das migalhas e você poderá ter mais facilidade para lidar com desapegos.

Mas antes de tomar esse ensinamento (ou qualquer outro na vida) veja se faz sentido em seu contexto.  Experimente, Teste, Tente, Viva! Ficarei feliz em ouvir suas experiências.

Paz e Luz,

Pam

 

Happy

[FILME] Happy

Queridos,

Espero que estejam bem!

Estou montando um treinamento novo e para isso, ando buscando muitos materiais para que seja um curso mais do que transformador.

Para essa missão, assisti o filme Happy: um documentário leve e interessantíssimo sobre a felicidade, que te convida a embarcar “em uma jornada pelos pântanos da Louisiana às favelas de Calcutá em busca do segredo da verdadeira felicidade”.

Veja o trailer abaixo:

O que é felicidade? Como ela pode se tornar  rotina? O que nos leva a ser felizes? A felicidade, na prática, está fora ou dentro de nós?

O documentário é curtinho (cerca de 1h 15m), mas essencialmente profundo em suas reflexões, e você consegue assistir no Netflix.

Se puder, reserve um tempinho no final de semana para descobrir como a felicidade pode tornar-se rotina em sua vida. Porque felicidade é uma escolha!

Lembre-se: você pode escolher ser feliz todos os dias!

Grande abraço,

Pam

PQHVAP #7a11 – Viagem, Compartilhamentos e Convites

Olá queridos,

E quando menos percebo, já se passaram 6 dias desde o último post!

Muitas coisas incríveis tem aparecido na minha vida, e são tantas que às vezes chego a me assustar com a velocidade estrondosa dos acontecimentos!

Na quinta-feira, 7/1, recebi um convite da Pandora para gravar um video sobre os resultados alcançados depois de todos os cursos que fiz lá com eles. Só lembrando, além das palestras incríveis (e gratuitas) que já assisti, já fiz lá com eles o Arte de Ser Humano, o Programa de Alta Performance em Grupo, o Ciência Espiritual e agora, o Programa de Alta Performance Individual, para depois realizar a Formação para Treinadora de Alta Performance. 2016 promete!

De sexta à segunda de manhã (8 a 11/1) fiz uma viagem maravilhosa para Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Devo dizer que foi uma das melhores experiências com praias da vida pois fiz várias coisas pela primeira vez: nadei no mar cristalino, consegui ver meus pés na água verde-azul, fui à Praia Vermelha, fui à praia de Santa Rita, vi piscinas naturais, andei de lancha, senti peixinhos vieram curiosar meus pés enquanto os observava, visitei a ilha Anchieta, vi capivaras e dinossauros voadores, tive excelentes companhias de amigos queridos, e registrei maravilhosas memórias de um final de semana espetacular!

ViagemUbatuba

Já no dia 11/1, conversei com mais uma pessoa incrível e dessa vez de Fortaleza. É a querida Claudia Assis, de quem recebi um convite para cocriar num projeto maravilhoso que vamos realizar ainda esse ano! Em breve mais detalhes :)

E os compartilhamentos sensacionais que estão acontecendo nesse meio tempo? Encontrei pessoas incríveis que estão na mesma vibe de transformação que eu! Conquistas, metas, objetivos, foco e mais inspiração! Agradeço todos os dias pelas pessoas que estão em minha vida, tornando tudo mais animado, interessante e memorável!

Estou feliz pois estou cercada de pessoas incríveis, e atraindo automaticamente cada vez mais pessoas incríveis, qua atraem mais pessoas incríveis, que inspira outras pessoas a serem incríveis.  Esse é o ciclo vicioso mais maravilhoso do qual já fiz parte <3

Grande abraço,

Pam

PQHVAP #6 – Revelações, Parcerias e Certezas

Queridos, tudo bem?

Mais um dia sensacional! 6 dias incríveis seguidos é uma super conquista!

Hoje. 06/01, valeu a pena porque foi um dia corrido, do jeito que gosto: manhã, tarde e noite com compromissos intensos e interessantes!

Pela manhã, tive a primeira reunião presencial do processo de personificação de marca. E que reunião foi essa!! O processo do Vagner Almeida  é fora de série, absurdamente sensacional. Foi uma série de construções, desconstruções, e desmitifica, e constrói de novo… Tudo isso em mais de 4 horas de reunião – e atemporalidade. Aprendi que é normal mascarar suas verdadeiras qualidades com medo de não aceitação – mas é libertador revelar a verdade sobre si e para si , além de saber que você pode conquistar muito mais do que imagina! Saí da reunião com energia pra mover montanhas!

Já a tarde, reunião com minha parceira de negócios, Raquel Giannotti, com quem retomei o projeto do workshop que estamos montando ainda para esse trimestre. Além claro, das conversas super produtivas que tivemos. O aprendizado vem no compartilhamento, na multiplicação de conhecimento e na somatória de potencial.

Agora a noite, fiz um atendimento super bacana com uma cliente que na quarta sessão do processo já conseguiu definir sua próxima carreira com muito mais certeza! É muito gratificante ver a evolução da cliente, junto com as realizações e evidências incríveis de sucesso!

Successful man raising arms after cross track running on summer sunset. Fitness male athlete with arms up celebrating success and goals after sport exercising and working out.

Gratidão Universo pelo dia incrível e produtivo!

Grande abraço,

Pam

PQHVAP #5 – Desafio, primeira sessão e indicação

Olá queridos!

Espero que estejam bem!

Mais um post da série PQHVAP – Por Que Hoje Valeu a Pena, do dia 05/01.

Primeiramente, valeu a pena por estar viva e animada em mais um dia!

O desafio de ingestão de líquidos deu uma balançada no ego durante o dia de hoje. Tem sido curioso observar as reações do ego diante desse desafio. Incrível como o corpo clama pelo simples ato de mastigar. Vitamina de manhã, sopa no almoço e jantar, intercalando com suco verde e sucos de fruta durante a tarde. Lembrando que estou fazendo isso como um desafio de Alta Performance – e não para emagrecer. E tem sido super interessante!

Realizei a primeira sessão de mais um processo de Coaching Puro que se iniciou hoje. Primeiras sessões sempre são muito especiais para mim. É uma porta de entrada, um convite para um novo universo que se abre na vida do cliente. Hoje foi bacana porque incluí mini aulas de liderança e ciclos do hábito, temas muitíssimo interessantes que estou estudando para montar algumas palestras para esse ano – e que agregaram muitíssimo para a cliente :)

E por fim, logo no finalzinho do dia, recebi uma indicação super especial para realizar  um atendimento na próxima semana! Sucesso total!

feel-the-high-wind-hd-wallpaper-sport-mountain-climbing-mountain-climbing-wallpaper-hd-free-download-1440x900-for-home-1920x1080-android-iphone

Gratidão, Universo, pelo dia de hoje!

Grande abraço,

Pam

 

Happy celebrating winning success woman at sunset or sunrise standing elated with arms raised up above her head in celebration of having reached mountain top summit goal during hiking travel trek.

PQHVAP #4 – Personificação, desafio e PAP

Queridos!

E mais um dia que passa, mais aprendizados incríveis pra vida!

Hoje acordei com uma inspiração fora do comum. Quem me conhece sabe do talento para criatividade de baixo impacto – aquelas coisas que você cria, mas no fundo não servem pra nada rsrs.

Mas, especificamente hoje, muitas coisas valeram a pena:

  • Iniciei um processo de Personificação de Marca: com a orientação do queridíssimo Vagner Almeida, em breve minha marca estará de cara nova! Para quem quiser saber mais, dá uma olhada no trabalho do Vagner aqui.
  • Dia 1/7 do desafio ingestão só de líquidos: peguei esse desafio por ser de nível 1, por querer fazer uma limpeza interna, e porque acho divertido ver o ego se remoendo com um desafio de nível de sobrevivência rsrs Sopa, sucos, vitaminas, água, chá e café. Aguenta Mr. Ego! PS: meu pai entrou na dança também!
  • Retorno ao PAP/GAP da Pandora: PAP é o Programa de Alta Performance individual – que estou fazendo para manutenção da alta performance. E GAP é o Grupo de Alta Performance – que assisti como observadora porque em breve, farei o curso de Trainer na Pandora! Ambos os programas são incríveis para você que deseja entrar em alta performance para alcançar seus objetivos com base em desafios. Recomendadíssimo pelos saltos de consciência que acontecem durante o programa, é fantástico! Saiba mais aqui.

Happy celebrating winning success woman at sunset or sunrise standing elated with arms raised up above her head in celebration of having reached mountain top summit goal during hiking travel trek.

Grande abraço a todos,

Pam

do-not-limit-your-challenges-challenge-your-limits-challenge-quotes

PQHVAP #3 – Limites e Rótulos

Olá amigos!

Mais uma da série, que traz motivos pelos quais o dia valeu a pena. :)

O dia de hoje, 03 de janeiro, me proporcionou poucos mas profundos entendimentos sobre limites e rótulos.

  • Conhecer meus próprios limites: desafiar limites preestabelecidos é uma ótima forma de saber qual é o limite que seu ego está te impondo. E quando o limite é extrapolado – ou seja, vai além da conta – o universo faz questão de fazer você sentir na pele. Tipo quando você faz exercício demais, alonga demais, corre demais. Não é que você nunca mais deve se desafiar, mas sim, que você deve continuar tentando porém, maneirando na intensidade.
  • Descobrir que não preciso de rótulos: a sociedade nos impõe uma série de rótulos, como se fosse um manual. Mas quer saber? As coisas que faço não precisam ter rótulos, não precisam ter um nome específico. Apenas tenho, apenas faço, apenas sou.

do-not-limit-your-challenges-challenge-your-limits-challenge-quotes

Grande abraço,

Pam

Amigos

PQHVAP #2 – Descanso, trabalho, diversão e autoconfiança

Olá queridos!

Mais um post da série Por que hoje valeu a pena, onde tenho a missão de mostrar as coisas boas que aconteceram no dia!

Hoje, 02 de janeiro, valeu a pena porque:

  • Tive meu tempo de descanso: depois de um mês praticamente me culpando por não produzir nada, me dei um dia pra descansar depois mais de 360 dias trabalhando sem parar. E aprendi que é possível sim descansar sem maiores culpas, porque culpa não serve pra nada.
  • Consegui agilizar coisas do trabalho: Pra você ver que quando a gente desapega o resultado vem… depois de ter descansado, eu consegui produzir 3 textos + o planejamento do meu primeiro trimestre. Quer dizer, é possível (e muito mais provável) encontrar inspiração no ócio do que no movimento enlouquecido do trabalho.
  • Me diverti muito: Me permiti sair com os amigos para conhecer um lugar novo e me proporcionar novas memórias. E foi um ótimo início de ano!
  • Recuperei a autoconfiança: no final do dia, me senti confiante novamente. Acreditar em mim, no meu potencial como pessoa. Auto-confiança recuperada, com aplicação para todas as áreas da vida. Finalmente um sorriso e uma conquista duradoura. Voltar a acreditar que é possível não tem preço :)

Amigos

Grande abraço,

Pam