Pular para o conteúdo principal

Criatividade não é um processo mágico

às vezes eu abro essa tela em branco e fico pensando no que escrever e como eu queria que a ideia do texto viesse prontinha. 

mas é claro que isso nunca vai acontecer.

- sou imediatamente boa nisso? 
- não 
- então perdi o interesse

é ilusão pura achar que as ideias vem prontas para serem aplicadas e executadas. sem o mínimo esforço, sem a mínima tentativa. como se num arroubo de criatividade você conseguisse escrever o melhor texto, pintar o melhor quadro. 

Criatividade é planta que deve ser cuidada todo dia, cultivada com atenção e amor. acho que criatividade é unica coisa que se você regar demais não morre. a única coisa que não morre pelo excesso. 

Criatividade não é um processo mágico. 

Para ter um resultado aceitável, você precisa tentar e errar diversas vezes antes de acertar alguma coisa. 

então, se a ideia ótima nunca virá de mão beijada, porque diabos a gente se ilude achando que a ideia genial vai vir perfeita, né? não faz sentido.

Minha teoria é que a gente foca tanto no resultado que acaba esquecendo do processo. aquelas frases clichezonas que dizem "o caminho se faz ao caminhar" ou "mais importante que o destino é a jornada" representam esse movimento todo. 

a gente tem focado tanto na obra de arte, perseguindo o perfeito, a master piece. que acaba esquecendo da beleza do feito-melhor-que-perfeito. acaba esquecendo a beleza do processo de criação. acaba esquecendo que somos falíveis sim. e que tá tudo bem. 

pra mim, perfeccionista inveterada desde os 4 anos de idade que aprendeu a ler e escrever antes de ir pra escola por puro medo de ficar pra trás (ficar pra trás no jardim de infância ???????????????) o processo de aceitação de falhar é muito difícil. aceitar que nem tudo vai sair bom. aceitar que não vou acertar sempre. aceitar que não vou estar sempre no melhor mood pra ser criativa como quero ser. sem a terapia acho que seria impossível. mas tô conseguindo. aos poucos. um passo de cada vez. aprendendo a apreciar a jornada. 

falando em falível, deixo aqui uma música que fala sobre a aceitação do nosso processo. valiosíssima <3 


Sou falível sim
Ainda estou em construção
Assim me reconheço, me dou o direito
De me encantar com essa condição
Pois é perfeita essa imperfeição

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não deu tempo, mas...

Ontem fez uma semana e uma das frases que mais tem passado pela minha cabeça nos últimos dias  é "não deu tempo".  Não deu tempo pra gente fazer nossa segunda viagem internacional. Mas fiquei tão feliz de ter ido contigo na sua primeira saída do país. A gente sempre relembrava aquele dia que eu disse "vamo a pé que é perto" e no fim caminhamos mais de 10km pra chegar no evento e você jogava isso na minha cara toda vez hahahaha Não deu tempo da gente conhecer aquele hotel com temática do senhor dos anéis no Sul, nem Cunha,  nem o resort no nordeste que a gente tava planejando pro final do ano, mas fiquei feliz demais com todas as memórias que tivemos nas viagens que fizemos. Não deu tempo pra gente alcançar nossos resultados esperados na dieta (como você disse "pra andar sem camisa em lugares inapropriados") mas fiquei feliz demais de estar contigo em mais esse plano de qualidade de vida e a gente já tava há 3 semanas sem refluxo nem gastrite hahaha Não deu

Esse não é um texto de superação

Já começa a leitura dando play nesse som.  se quiser ver a tradução, lê aqui pra chorar comigo https://www.letras.mus.br/hollow-coves/blessings/traducao.html Voltando aqui como se eu não tivesse tido um verdadeiro blecaute mental no último ano.  Eu ainda não sei como me sinto com tudo o que aconteceu na minha vida desde julho/21.  Às vezes me acho corajosa, as vezes me sinto um verdadeiro fracasso.  Num misto de vontade de recomeçar e viver intensamente, e no segundo seguinte, uma vontade absurda de me esconder de tudo e de todos e nunca mais conversar com ninguém.  Mas sei que estou fazendo vários progressos - muito embora minha mente tenta me sabotar. Consegui vencer a restrição alimentar, vencer as crises pseudo-suicidas, vencer a vontade de ficar inerte na vida para sempre.  Consegui continuar trabalhando, mesmo tendo tido uma crise de burnout há 2 meses - mas estou vencendo isso também. Estou vencendo a ansiedade e depressão, através de medicação e terapia - inclusive tendo descob

Burnout: Começo, Pausa e Recomeço - parte 1

Semana passada voltei ao trabalho.  Depois de 3 meses de afastamento por burnout, finalmente anunciamos meu retorno numa nova função e gente, sério... fazia muito, mas MUITO tempo que eu não sentia um frio na barriga como senti dessa vez. E pensei em contar os bastidores aqui pra vocês. Vem comigo! Quem acompanhou as últimas postagens aqui no blog deve ter visto que o processo de luto f*deu a minha vida em vários aspectos, e um deles foi o profissional. Para dar um pouco de histórico e contexto pra você que está lendo: eu nunca medi esforços para crescer profissionalmente. Trabalho desde os 16 anos porque conquistar minha independência sempre foi prioridade. E pra isso, sempre foquei em aprender tudo que fosse possível, me aperfeiçoei, me especializei, me formei em vários cursos, fui aumentando minha rede de contatos e fui construindo meu império.  E quando digo império, por favor não me entendam mal pq tô beeeeem longe do Elon Musk. Me refiro mais à sólida construção intelectual, à se